From the Vault #1 – Daft Punk

 

Chegou a 1ª ediçao do “From the Vault“.

Nesta rubrica vou trazer dj/produtores que não tenham editado nada recentemente, dando maior destaque para os seus primórdios!

E esta semana trago os Daft Punk, nao fossem eles estarem a preparar um regresso aos palcos e aos albuns, com uma Soundtrack para o novo filme da Disney, Torn.

Para quem não sabe, os Daft Punk tem uma importância gigante para a musica electrónica. Nos finais dos 80’s três jovens Franceses de seu nome, Brancowitz, Thomas e Guy-Manuel tinham a aspiração de chegar a ser umas rock stars e com isso formaram os Darlin, conseguindo até a edição de um CD, sendo assim convidados a fazer uma tour pelos reinos da rainha Isabel, mas a verdade é que a coisa não correu la muito bem e receberem uma péssima critica da revista, Melody Maker, que apelidou a musica deles como “a bunch of  daft punk”, que é como diz, “musica de punks parvos”.

Apesar de os Darlin terem acabado logo em seguida, Guy-Manuel confessou ter achado a critica engraçada, pois “Lutamos tanto tempo para encontrar [o nome] Darlin’, e isto aconteceu tão rápido”.

Com o fim dos Darlin, Brancowitz engrenou em outro projecto (Phoenix) enquanto Guy e Thomas formam os Daft Punk, entrando em novas sonoridades onde utilizavam uma maquinas de ritmos e sintetizadores.

Em uma rave na Euro Disney acabam por conhecer Stuart Macmillan, co-fundador da gravadora Soma Quality Recordings, onde lhe entregam uma demo do seu single de estreia, The New Wave, musica esta que mais tarde viria a entrar no álbum “Alive”.

Em Maiode 1995 retornam ao estúdio para gravar  “Da Funk”. Tornando-se assim o primeiro single bem sucedido comercialmente no mesmo ano.

Daft Punk – Da Funk

Com o sucesso de “Da Funk”, Daft Punk decidiram encontrar um empresario decidindo-se assim por Pedro Wintor. Em 1996 assinaram contracto com a  Virgin Records e fazem um acordo onde licenciaram as suas faixas para a Virgin através da sua companhia de produção, Draft Trax.

Em 1997 sai o álbum, Homework, que foi considerado como uma síntese inovadora de Techno, House, Acid House e Electro, reconhecido também pela maioria dos especialistas como um dos mais influentes álbuns de dance music dos 90’s!

“Around the World” foi o single mais bem sucedido do album.

Daft Punk – Around the World

 

Com a chegada do novo milenio, editam “Discovery” que traz com ele uma sonoridade mais virada para o synthpop, trazendo um poucode choque a todos os fas que esperavam uma sonoridade maisparecida com o “Homework“.

Apos a explicaçao dos Daft Punk relativamente a sonoridade do album, explicando que o album  foi concebido como uma tentativa para reconectar com uma atitude divertida de mente aberta associada com a fase de descoberta de infância. Explicando assim o uso de varios samples do final dos 70’s e início dos 80’s.

Apos todas estas polemicas, o single “One More Time” chega entao ao segundo lugar do ranking do Reino Unido.

Daft Punk – One More TIme

Com esta  canção e álbum, os Daft Punk criaram uma nova geração de fãs principalmente familiarizados com o segundo lançamento de Daft Punk. Os singles “Digital Live” e “Harder, Better, Faster, Stronger” conseguiram igualmente um grande sucesso no UK e nos EUA, chegando mesmo a musica “Face to Face” ser a numero 1 do Top EUA

Daft Punk – Harder, Better, Faster, Stronger

 

Em 2004, os Daft Punk fabricam em apenas 6 semanas o album “Human After All“, que  viria a ser editado no inicio de 2005, mas apesar do grande sucesso da banda, não teve as melhores criticam, sendo acusados de terem apressado a sua gravação e de ter um ritmo muito repetitivo!

Daft Punk – Human After All

 

Em 2006, estreiam o seu primeiro filme, “Daft Punk’s Electroma“, que curiosamente não inclui a sua própria musica.

Em 2007, lançam “Alive 2007“, um álbum gravado ao vivo a 19 de Novembro de 2007,  durante a tour “Alive 2007” em Paris.

Em conjunto com este album vinha um livro que apresentava fotografias tiradas durante a tour.

Foi também durante esta tour que os Daft Punk, fizeram um edit da “Harder, Better, Faster Stronger”

 

Daft Punk – Harder, Better, Faster, Stronger (Alive 2007)

 

Após a tour “Alive 2007“, deixam o seu empresario, Pedro Winter, de modo a se centrarem na sua gravadora, Ed Banger Records.

No ano de 2009, ganham dois Grammys com Alive 2007 e o seu edit do single “Harder, Better, Faster, Stronger”.

Mais recentemente, como  já mencionei, estiveram a trabalhar na banda sonora do filme Tron, que é totalmente concebida por eles.

Olivia Wilde que é uma das protagonistas do filme, também já confessou que chegam mesmo a fazer uma aparição especial durante o filme.

Daft Punk -Derezzed

Daft Punk – Derezzed (NTEIBINT re-edit)

 

~ by Power Noize on October 27, 2010.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: